17 SET 2015

Divorciados Pertencem a Cristo e a Igreja

Image titleCasais de segunda união são convidados a viver sua fé junto à igreja

Os problemas familiares, em especial o dos divorciados recasados, estão na agenda de um encontro do Papa com oito cardeais que acontece esse mês, em Roma.

De acordo com a doutrina católica, os homens e mulheres que contraem um casamento se comprometem para a vida toda. Portanto, a ruptura deste sacramento e um novo casamento impedem a Comunhão Eucarística na missa, se o casamento anterior não tiver sido anulado por um tribunal eclesiástico. Mesmo assim, o tema dos divorciados recasados continua sendo um assunto delicado.

Nesses últimos dias o Papa Francisco deu uma declaração sobre o tema dizendo: “Os divorciados que voltam a se casar seguem fazendo parte da igreja e não devem ser tratados como excomungados”.

Diocese de Paranavaí é quem nos esclarece o assunto:

Alguém que educa bem o seu futuro, um filho, uma filha, para que esses sejam cidadãos de bem, está cumprindo o plano de DEUS na sua vida e na vida de sua família e isso é uma bênção.

Dom Geremias, como o senhor enxerga essa questão?

Muitas vezes as nossas comunidades não conseguem viver a verdadeira misericórdia para com as pessoas de segunda união. Nesse caso, o Papa Francisco desenvolve o seu pensamento, dizendo que as nossas comunidades, como por exemplo, a comunidade Maria Mãe da Igreja, a comunidade São Sebastião, a comunidade Jardim Ipê, entre outras, deveriam trabalhar melhor esse sentimento de acolhimento para com esses casais. A nossa comunidade deve ter o coração do bom pastor, o coração acolhedor, de mãe, de família, que não deixa de lado alguém que está doente e sim o acolhe para os mesmos sentirem-se dignos.

A história de submissão das mulheres tanto física quanto profissional interfere nessa realidade?

Bem, nós sabemos que nessa situação quem sofre mais é a mulher, pois de certa forma a nossa sociedade tem uma visão bastante machista, o homem separado não têm maiores problemas de integração nesse meio, sendo que a mulher, mesmo incentivada pela sociedade, ainda sim, é vista com reservas perante a mesma. Que me perdoem a expressão, mas muitas vezes essa mulher é vista como uma mulher fácil, precisando de carinho, de compreensão e por isso, claro, que levando em conta essa questão, no divórcio ela sofre muito mais.

Como a igreja pode ajudar esse homem que foi infiel aos seus princípios mas retorna ao seio da igreja a fim de prestar serviços?

O Papa Francisco, ao falar sobre essa questão há alguns dias atrás, assim como o Papa João

Paulo II e o Papa Bento XVI, diz que um casal ração a fé e a oração.  Aliás, vou acolher exatamente as palavras que o Papa diz e isto é o que a Igreja pensa para que não fiquem dúvidas: “Um casal de segunda união, em primeiro lugar, deve desenvolver sempre a sua pertença a Cristo e à Igreja, com a oração, com a escuta da palavra de DEUS, com a frequência à liturgia, com a educação cristã dos filhos, com a caridade e o serviço aos pobres”.

Portanto, esse casal pertence a Cristo e à Igreja. A oração em casa e na comunidade é um excelente remédio para quem precisa se recuperar de um trauma que muitas vezes foi causado pelo fracasso de um casamento. A Bíblia, a Sagrada Escritura, é um ótimo remédio para a pessoa que precisa entender a sua situação e precisa do consolo de DEUS. Além disso, o Papa fala sobre a boa educação dos filhos, e o que representa para um casal a boa educação dos filhos? Alguém que educa bem o seu futuro, um filho, uma filha para que esses sejam cidadãos de bem, está cumprindo o plano de DEUS na sua vida e na vida de sua família e isso é uma bênção. Além da vivência da caridade, do serviço aos pobres, do empenho pessoal para que aconteça a justiça e a paz na comunidade. Tudo isso um casal de segunda união pode fazer e dessa forma esse casal pode viver a sua fé no seio da igreja.