12 NOV 2015

Roma e Vaticano, reflexo de um novo tempo

Eu, eu mesmo,sou o que apago as tuas

transgressões por amor de mim,

e dos teus pecados não me lembro.

(Is 43, 25)

Roma e Vaticano,

reflexo de um novo tempo

Fatos reais e muitos julgamentos, quando expostos com crueldade por uma fonte ou veículo mal intencionado, fogem do controle e se tornam sensacionalistas. Infelizmente a dor, a catástrofe e a desgraça ainda ocupam grande parte das manchetes dos nossos veículos de divulgação devido à carência de informação e cultura. Por esse motivo, a fofoca existe e ainda é bastante comercializada, inclusive é ela que muitas vezes traz à ruína uma comunidade, uma empresa, uma família e até mesmo um ser.

Nesse último mês de outubro, antes de começar a leitura de uma catequese sobre a família, o Papa falou sobre escândalos e perdão: “Sei que Jesus é realista e é inevitável que existam escândalos. Mas é o homem que provoca os escândalos. Em nome da Igreja quero pedir perdão pelos escândalos que aconteceram em Roma e no Vaticano”.

A tensão gerada pelo último escândalo envolvendo a Igreja Católica é resultado da atitude de um sacerdote (Krzysztof Charamsa), teólogo da mesma congregação, secretário adjunto da Comissão Teológica e professor da universidade pontifícia que admitiu ser homossexual e ter um companheiro. Frederico Lombardi, porta-voz do Vaticano considerou muito grave e irresponsáveis as declarações de Charamsa,sobretudo por terem sido dadas na véspera do início do sínodo ordinário para a família e expulsou-o da congregação. Esse é o reflexo de uma crise de valores tanto político quanto econômico que tenta nos abater. Nós, homens cristãos, de grande fé, que acreditamos na Santíssima trindade e em JESUS como nosso único Salvador. Charamsa, nesse momento expôs a figura desse homem perdido nessa guerra de valores, onde a corrupção e os valores deturpados de felicidade são exaustivamente divulgados.

A família é o nosso bem mais precioso e a constituição dos laços éticos e morais de toda uma sociedade. É através da família que aprendemos a praticar o bem, pois as nossas crianças, os filhos do nosso país adquirem amor, carinho, educação e fé a princípio, dentro dos nossos lares.

Que a pedido do Papa Francisco possamos compreender, perdoar e em nome de JESUS fortalecer a nossa fé. E disse-lhe Jesus: “Nem eu te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais.” Jo 8, 11b