17 JUN 2016

Conheça um pouco do novo pároco da Catedral

Padre Silvio Cesar Pereira, com 42 anos, sendo 25 deles dedicado a vida religiosa é o novo Pároco da Catedral Maria Mãe da Igreja. Também é representante do Clero e secretário da Comissão Regional de Presbíteros (CRP). Com apenas três meses de trabalho, sua simplicidade, autenticidade, carisma e alegria são os valores que o transformam em um ser ímpar. Apaixonado pela vida, por desafios e pelo ser humano, Pe. Silvio com emoção, fala sobre a sua entrega à vida religiosa e todo trabalho que vêm realizando em Paranavaí. Ao questioná-lo sobre sua vocação, descoberta com apenas 16 anos, com seu sorriso contagiante, logo responde:

Eu sou uma pessoa normal (risos). Naquela época, dentro da sala de aula eu ficava quietinho, mas quando ia para o recreio... Vixi!! (risos). Fui uma criança levada, subia em árvore, jogava bola, estava sempre com o joelho roxo. Eu brincava muito, mas quando era para estudar, também estudava. Aos 8 anos comecei como coroinha e aos 13 anos já ajudava na Igreja, gostava muito de viver naquele ambiente, nessa época comecei a fazer os encontros vocacionais e aos 16 anos ingressei no seminário. Fiz parte da 3º turma do Seminário Propedêutico/Menor em Paranavaí. Dos 10 anos de seminário fui o único da turma que finalizou os estudos recebendo posteriormente o Sacramento da Ordem.

Sua cerimônia de posse aqui na Catedral foi emocionante, estavam presentes a comunidade de Sto. Antônio do Caiuá, a comunidade de São João do Caiuá e a de Paranavaí. Como foi ser recebido com tanto carinho?

Eu fiquei 14 anos, 8 meses e dois dias em Sto. Antônio (Emocionado) e 4 anos como Pároco de São João, antes de Dom Geremias me transferir para a Catedral Maria Mãe da Igreja. Quando era seminarista, nós vivenciamos a construção da Catedral, ajudávamos nessa construção, me lembro de ter ajudado a encher as formas com cimento, literalmente fomos alguns dos tijolos vivos dessa Catedral. A pedido de Dom Rubens, nós vínhamos uma vez por semana ajudar... Me lembro quando falava: Vocês só vão amar o que vocês ajudam a construir (Se emociona). E assim é a vida, a nossa comunidade também é feita de trabalho, nós trabalhamos com a fé, com seres humanos, e também aprendemos muito nessa caminhada, tudo é apaixonante. Estou há 3 meses na Catedral Maria Mãe da Igreja e tenho novos desafios pela frente.

Quais são os novos desafios aqui em Paranavaí Pe.?

Ah! Paranavaí é uma cidade pequena e complexa. Eu procuro sempre conhecer a nova realidade e manter a mente sempre aberta. A história do repolho e da rosa que Daniel Godri (Empresário, escritor, palestrante e administrador) utiliza é perfeita! O repolho vai se fechando e apodrece, já a rosa vai se abrindo, exala perfume e envelhece com sabedoria. Nós somos assim, ou deveríamos agir assim. Nunca devemos julgar, falar ou pensar qualquer coisa.... Antes, precisamos nos aproximar, conhecer e analisar a verdade de cada um, não devemos ser preconceituosos, o mundo muda a todo instante e o ser humano muda também.Estou feliz por estar aqui, gosto de desafios e Paranavaí é encantadora!

E em relação a sua vida consagrada, o que mudou nesse momento de muito

trabalho?

A vida consagrada é um desafio diário, o próprio evangelho fala “Quem está de pé, cuidado para não cair, pois Deus não nos quer prostrados no chão”. É o mesmo compromisso de um casal com o sacramento: ORDEM e MATRIMÔNIO. Nós padres e freiras consagradas temos um compromisso com Deus através da comunidade.

O senhor foi eleito no final do ano passado como secretário da Comissão Regional de Presbíteros (CRP). Como é realizado esse trabalho?

Já participei de 4 encontros nacionais esse ano, eu sou apaixonado pelo trabalho presbiteral. Nesses encontros discutimos tudo relacionado ao ministério presbiteral, a partir dos Documentos da Igreja. Esse ano, o encontro Nacional de Presbíteros falou sobre a Alegria do Evangelho que enche o coração e a vida inteira dos que se encontram com Jesus.

E como representante do Clero, qual o trabalho que o Senhor desenvolve?

Bem, no Brasil nós somos em 18 regionais e cada região têm um bispo que responde por seu grupo. Aqui em Paranavaí o nosso Bispo diocesano é Dom Geremias que responde por tudo o que acontece aqui em Paranavaí e hoje eu exerço o papel de coordenador desse clero, ou seja, trabalho diretamente com o ser humano padre, união, convivência, todos esses elementos que fazem parte do nosso dia a dia, da nossa equipe de trabalho. Eu amo muito o que faço, até gostaria de fazer mais, eu coloco todas as minhas habilidades a disposição da Igreja e procuro desenvolver aquela que eu tenho dificuldade, mas existem problemas que só o Bispo pode resolver. Nós trabalhamos com seres humanos e todos nós padres, também temos defeitos e qualidades.

Pe. Silvio, além do dom que é visível em você, o que lhe motiva a levantar todos os dias e se entregar para a vida em comunidade?

JESUS, a própria Bíblia sempre me motiva a trabalhar com carinho, com alegria. Se JESUS NOS AMA, nós também temos que amar o nosso irmão como a nós mesmos. Em Mateus 22, 37-39 JESUS disse: “’Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento! ’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. Ora, o segundo lhe é semelhante: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’JESUS se doou na cruz por nós, doou seu sangue, ressuscitou por nós, essa história é pura inspiração, e eu procuro vive-la todos os dias.