27 NOV 2023

ENCONTRO DE COORDENADORES PAROQUIAIS APROFUNDA O TEMA DO MINISTÉRIO DE CATEQUISTA

Aconteceu no último dia 4 de novembro, na Casa da Criança, em Paranavaí, o encontro de formação para coordenações paroquiais da catequese. O evento foi assessorado pela teóloga Debora Pupo, coordenadora da animação bíblico-catequética do Regional Sul 2 da CNBB, que congrega as dioceses do estado do Paraná.

A partir dos principais elementos da Carta Apostólica em forma de Motu ProprioAntiquum Ministerium, pela qual o Papa Francisco instituiu o ministério de catequista, e do Documento 112 da CNBB, Critérios para a Instituição do Ministério de Catequista, a assessora desenvolveu uma bela e profunda reflexão sobre o momento singular por que passa o trabalho com a catequese em nossa Igreja, a partir da decisão pessoal do Sumo Pontífice em enriquecer a Igreja com a instituição desse ministério tão antigo e tão necessário. Destacou também a necessidade de que cada catequista se esforce para fortalecer, viver e testemunhar a comunhão com a Igreja e seus Pastores, por quem são enviados para o anúncio do Evangelho e a prioridade absoluta que deve ser dada ao trabalho da catequese em cada comunidade. Foi também um momento importante de diálogo pastoral à luz dos documentos da Igreja sobre realidades que desafiam o fazer catequético no atual momento da sociedade.

Pela relevância do tema, além do(a) coordenador(a) paroquial, o encontro contou também com a participação de um catequista por etapa catequética de cada paróquia, a fim de que mais pessoas pudessem ter acesso a esses importantes conteúdos e fortalecer o diálogo e os encaminhamentos nas respectivas comunidades.