19 JUL 2023

Padres participam da 4ª edição da “Formação Integral para Presbíteros”

Desde o dia 4 de julho, 17 padres, de diferentes dioceses do Paraná, participam da 4ª edição da “Formação Integral para Presbíteros” (FIP), em Guaratuba (PR). O encontro formativo, que vai até quarta-feira, dia 19 de julho, é promovido pela Comissão Regional dos Presbíteros do Regional Sul 2 da CNBB (CRP-PR).  

A formação é destinado a padres com 10 a 25 anos de ministério e tem como base os pilares da formação para o ministério presbiteral, segundo a exortação apostólica pós-sinodal do Papa João Paulo II, Pastores Dabo Vobis: vida humano-afetiva, vida espiritual, vida comunitária, vida intelectual e vida apostólica.  

A proposta do encontro foi uma iniciativa da CRP-PR, que surgiu em 2016. Três padres participaram do “Encontro de Atualização para Presbíteros”, organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. A partir da experiência que viveram, a CRP-PR decidiu realizar no Paraná um encontro semelhante, na mesma linha de formação permanente, no intuito de facilitar participação dos padres do regional. Assim, o primeiro encontro aconteceu em 2018.    

O encontro traz uma proposta de vivência presbiteral com momentos de fraternidade, espiritualidade e confraternização. Os padres são acompanhados por uma nutricionista, que cuida para que tenham uma alimentação saudável, por um educador físico, que propõe atividades diariamente e por outros profissionais de saúde. Além disso, conteúdos de teologia e pastoral são abordados por bispos, padres e profissionais de várias áreas do conhecimento. 

Image title

Image title


Image title

Image title

“Há seis anos, pensamos nessa proposta que é realizada, em 2023, na sua 4ª edição. Um encontro para padres com 10 a 25 de ministério, buscando ajudá-los a crescer integralmente na dimensão humano-afetiva, na saúde psíquica, na dimensão espiritual, na dimensão social, comunitária, pastoral e também intelectual”, afirmou o presidente da CRP-PR, padre Emerson Lipinski.  

Confira, na reportagem abaixo, a entrevista com padres da presidência da CRP-PR, com profissionais que atuam no encontro e com os padres que estão participando.  


Fonte: CNBB Sul 2
Autor: Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2

Compartilhe esta publicação