17 MAI 2023

Conselho Episcopal de Pastoral se reúne pela primeira vez no ano em Curitiba

O Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Sul 2 da CNBB realizou nessa terça-feira, 16 de maio, na sede do Regional Sul 2 da CNBB, em Curitiba, a sua primeira reunião do ano. Esse conselho se reúne duas vezes por ano (maio e agosto) e é formado pelos três bispos da presidência?do Regional, por um bispo representante de cada Província Eclesiástica (Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina) e um bispo da Igreja Católica do rito Ucraniano.    

Participaram da reunião, os membros da presidência: dom Geremias Steinmetz (arcebispo de Londrina), dom Amilton Manoel da Silva (bispo de Guarapuava) e dom Mário Spaki (bispo de Paranavaí); representando a província de Curitiba: dom Reginei José Modolo (bispo auxiliar de Curitiba), representando da província eclesiástica de Londrina: dom Carlos José de Oliveira (bispo de Apucarana), representando a província de Maringá: dom Severino Clasen (arcebispo de Maringá); representando a Igreja Católica Ucraniana, dom Volodemer Koubetch (arcebispo da metropolia católica ucraniana São João Batista). O bispo de Foz do Iguaçu, dom Sérgio de Deus Borges, representante da província de Cascavel, não pôde se fazer presente na reunião. Participou também o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski.

O primeiro tema abordado pelos bispos foi a Missão São Paulo VI, que a Igreja do Paraná mantém no país da Guiné-Bissau, na África, desde o ano de 2014. Eles trataram sobre o envio de novos missionários, a manutenção da missão e o andamento da escola, que está no terceiro ano de funcionamento, com três turmas de Jardim de Infância e duas turmas das primeiras etapas do ensino fundamental.  

Os bispos também conversaram sobre a nova ação evangelizadora: “Missão Palavra e Pão: 25 mil Bíblias para África” e abençoaram os folders que serão enviados aos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística de todo o Paraná, para que sejam os protagonistas dessa ação. Cada Ministro (a) receberá um folder, com o qual deverá buscar dez pessoas para ajudá-lo a conseguir o valor de, ao menos, uma Bíblia (R$36,90 – Preço da Edições CNBB). A ação evangelizadora deverá ser realizada até o dia 24 de setembro.  

Bispos com alguns Ministros que participaram da bênção dos folders
Bispos com alguns Ministros que participaram da bênção dos folders


Outro assunto ao qual os bispos dedicaram boa parte do tempo foi a preparação para a Assembleia do Povo de Deus, que acontecerá nos dias 22 a 24 de setembro, em Londrina (PR).  Segundo dom Mário, os bispos perpassaram todo o itinerário do que está programado para essa assembleia. “Nós retomamos aqui com essa presidência ampliada o que, há dias atrás, dialogamos com os padres coordenadores diocesanos da ação evangelizadora. O tema da assembleia será: “Igreja sinodal – Iniciação à Vida Cristã”, com a assessoria do arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antonio Peruzzo. Teremos uma partilha entre as dioceses sobre como elas já estão vivendo esse tema. Uma novidade deste ano, é que teremos um momento de reunião entre todos os bispos e os padres coordenadores diocesanos da ação evangelizadora”, disse o bispo.  

Ao longo do dia, os bispos ainda trabalharam outros temas, como: o pedágio no Paraná, a sustentação das pastorais, o encontro que será realizado, de modo virtual, com os presbíteros e os diáconos do Paraná, com o bispo de Paranaguá, dom Edmar Peron.  

Segundo avaliou dom Mário, “a reunião se concluiu numa fraternidade muito grande. É uma partilha que é também uma riqueza entre nós, bispos”. 

Fonte: Informações e fotos: CNBB Sul 2
Autor: Karina de Carvalho - Assessora de Comunicação da CNBB Sul II

Compartilhe esta publicação