28 ABR 2023

Nova Presidência da CNBB toma posse: Missão exige oração, diálogo e promoção do discernimento, segundo Dom Jaime

A nova presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tomou posse nesta sexta-feira, 28 de abril, durante a celebração de encerramento da 60ª Assembleia Geral da conferência. Também foram empossados os presidentes das 12 Comissões Episcopais permanentes.

O início da celebração foi presidido pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, que encerrou seu mandato de presidente da CNBB. Ao arcebispo de Porto Alegre e novo presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, dom Walmor ofereceu uma palavra de proximidade e entregou de forma simbólica o estatuto e o regimento da conferência:

“Dom Jaime, agora é sua vez de conduzir a barca nessa travessia sempre muito exigente que nós fazemos por amor, como Igreja, à tarefa de anunciar o Evangelho de Jesus. Conte com nosso apoio, nossa presença, nossa oração e nossa comunhão”.

Dom Jaime recebe o estatuto e o regimento da CNBB | Foto: Victória Holzbach/CNBB Sul 3

Dom Jaime agradeceu à presidência que concluiu o mandato, da qual foi primeiro vice-presidente, ressaltando a oportunidade de aprendizado com os demais membros e o desejo de continuar desenvolvendo o que foi aprendido no quadriênio. Também agradeceu ao plenário pela confiança depositada:

“Certamente é uma missão que nos desafia e muito: a complexidade do tempo, a cultura na qual nos encontramos, o momento eclesial que nós vivemos exigem de nós muita oração, muito diálogo, capacidade de promover aquilo que o Papa está pedindo de nós – discernimento em vista de uma Igreja verdadeiramente mais participativa, mais comunhão, mais missionária”.

O novo presidente da CNBB também agradeceu aos eleitos que acolheram a missão recebida da assembleia e disse que eles terão muito trabalho pela frente. “Na alegria, na disposição de fazer aquilo que o tempo exige de nós com seriedade, foco, certamente haveremos de encontrar as respostas adequadas  para aquilo que a Igreja e o tempo exigem de nós”, disse.

Ao núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, dom Jaime prometeu proximidade “pelo bem maior que é o bem da Igreja”. Aos bispos, pediu que “instiguem, ajudem e provoquem” a nova presidência.

“Cuidemos uns dos outros e nos deixemos cuidar uns dos outros para levar a bom termo aquilo que a Igreja, o nosso povo pedem e esperam de nós”.

Dom Jaime Spengler | Foto: Victória Holzbach/CNBB Sul 3

No decorrer da celebração, dom Jaime comentou o Evangelho proclamado, no qual os discípulos foram chamados a ir para a Galiléia: “Galiléia está ali, depois da porta”. Ele também ressaltou que a experiência do encontro com Jesus deve ser sempre renovada. “E ali fora existe uma multidão que aguarda de nós uma palavra de fé, de esperança, gestos de caridade. neste tempo que vivemos, isso se faz exigência ainda maior”.

A promessa de Jesus ‘Eu estarei convosco todos os dias’ conforta, segundo dom Jaime Spengler.

“Coragem, vamos em frente, avancemos. Que a mãe Aparecida nos ajude, interceda por nós, por nossas igrejas particulares, pelo nosso povo e por aqueles que talvez não estejam conosco. Sejamos promotores de reconciliação iluminados pelo Evangelho”, motivou.

Posse

A posse canônica é prevista no Regimento da CNBB, e orienta que a Presidência cessante dê posse aos novos membros, bem como aos presidentes das doze Comissões Episcopais Permanentes antes do término da assembleia que os elegeu.

Foto: Victória Holzbach/CNBB Sul 3

60ª AG CNBB

A 60ª Assembleia Geral da CNBB foi realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), entre os dias 19 e 28 de abril. Estiveram reunidos 326 bispos, entre titulares e eméritos, além dos administradores apostólicos e diocesanos e os monsenhores que ainda serão ordenados bispos, num total de 342 participantes.

Também estiveram presentes assessores e representantes de organismos do povo de Deus. O grupo de colaboradores que prestou assistência nos diversos serviços durante a assembleia, composto pelas equipes da CNBB e do Santuário Nacional de Aparecida, recebeu os agradecimentos dos bispos.

O último dia da 60ª Assembleia Geral da CNBB também foi marcado pela escolha dos indicados do episcopado brasileiro ao Sínodo sobre a Sinodalidade. Foram eleitos nomes de cinco representantes e três suplentes que serão submetidos à aprovação do Papa Francisco e divulgados posteriormente.

Consep 2023 – 2027

Confira quem são os novos membros do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB, eleitos na 60ª Assembleia Geral da CNBB:

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, bispo de Garanhuns (PE)
Segundo vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS)
Secretário-geral

Dom Ângelo Ademir Mezzari, bispo auxiliar de São Paulo (SP)
Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada