20 FEV 2023

Formação sobre a Campanha da Fraternidade 2023 foi realizada nos quatro decanatos da Diocese de Paranavaí

Aconteceu nos dias 13, 15, 16 e 17 de fevereiro na Diocese de Paranavaí, a formação sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2023. Assim como nos últimos anos, a formação aconteceu em cada decanato, contando com representantes de todas as paróquias da Diocese.

Pela terceira vez, a CF aborda sobre o tema da fome, que também foi abordado em 1975 e 1985. Neste ano de 2023, a CF tem como tema: “Fraternidade e fome” e como lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). O tema é aquilo de concreto que se pretende abordar e o lema é a diretiva por onde se pretende caminhar.

A fome é um ato de preservação, é um presente dado por Deus, mas para além de ser algo de cada pessoa, torna-se um problema comunitário e social, à medida que existem irmãos e irmãs passando fome; assim, a responsabilidade é de todos nós (Texto Base da CF 2023, 5).

Especificamente no Brasil, que é conhecido como o celeiro do mundo, pois produz uma imensa quantidade de alimentos, existem milhões e milhões de pessoas que passam fome. Por isso, a CF deste ano procura “sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo” (Texto Base da CF 2023, objetivo geral).

Partindo de Jesus Cristo que fez a multiplicação dos pães e dos peixes e alimentou uma multidão de pessoas, a Igreja no Brasil, atenta ao mandato de Jesus que diz: “Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mt 14,16), “enfrenta o flagelo da fome” (Texto Base da CF 2023, 12).

Que a CF 2023 nos sensibilize a todos nós cristãos e cristãs, a ouvirmos o apelo de Jesus, a abrirmos as mãos e o coração para a lógica do amor e da partilha e que possamos "outra vez confrontarmo-nos com o Evangelho de Jesus Cristo frente a este grande desafio que permanece gritante em nossa sociedade, a FOME" (Texto Base da CF 2023, 14).

Decanato de Paraíso do Norte - Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Amaporã

Decanato de Loanda - Paróquia Santa Isabel, Mãe do Precursor de Santa Isabel do Ivaí

Decanato de Paranavaí - Cosdipa

Decanato de Terra Rica - Paróquia São Pio X e Santa Rica de Cássia de Nova Londrina