21 OUT 2021

Diocese de Paranavaí motiva retomada das atividades com Romaria Diocesana

A festa de Nossa Senhora Aparecida, no último dia 12 de outubro, foi a ocasião para iniciar um caminho de retomada da participação da comunidade na Diocese de Paranavaí (PR). O projeto de uma “Romaria Diocesana” envolveu toda a diocese numa saída missionária dentro da própria diocese. Com o tema: “Jesus, Maria e José: a minha família vossa é”, todas as paróquias foram convidadas a organizarem peregrinações (a pé, a cavalo, de bicicleta, de moto, de carro…) até as três paróquias dedicadas a Nossa Senhora Aparecida na diocese, ou até alguma das demais paróquias dedicadas a Nossa Senhora, sob outros títulos.

Para motivar a participação de todos, o bispo diocesano, Dom Mário Spaki gravou um vídeo explicando como as paróquias e comunidades deveriam organizar-se para participar.

A ideia da romaria partiu do Padre José Eraldo Germano da Silva, pároco das Paróquias São João Batista, em Mirador (PR); e São Carlos Borromeu, em São Carlos do Ivaí (PR). Ele sentiu-se impelido a fazer algo para ajudar o povo a sair do confinamento provocado pela pandemia, pois percebeu que muitos estavam adoecidos, com medo, depressivos e abatidos. Então, elaborou um projeto e apresentou ao bispo diocesano, Dom Mário Spaki, que pediu-lhe para avaliar e experimentar, primeiro, nas paróquias em que trabalhava. Padre José Eraldo relatou que lançou em suas paróquias o projeto: “Desperta Cristão”, no qual houve uma grande adesão do povo nas peregrinações e arrecadações de alimentos para os pobres.

Após uma avalição positiva nessas duas paróquias, a diocese de Paranavaí (PR) assumiu o projeto para ser realizado no dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. “Os objetivos principais eram dois: motivar o povo a sair de suas casas, com todos os cuidados ainda necessários para a prevenção da Covid-19; e incentivar a solidariedade, arrecadando alimentos para os pobres”, afirmou Padre José Eraldo.

Uma romaria dentro da própria diocese

Todas as paróquias e também algumas comunidades aderiram ao projeto e organizaram, desde o sábado, dia 9 de outubro, caminhadas, pedaladas, cavalgadas, carreatas, seguidas de grandes celebrações, sempre realizadas ao ar livre, seguindo os protocolos de saúde para prevenção do Coronavírus.

Segundo o bispo diocesano, Dom Mário Spaki, houve uma grande movimentação em toda a diocese: “Na cidade de Santa Cruz do Monte Castelo, por exemplo, cerca de 300 pessoas saíram às 4 da manhã rumo ao distrito de Ivaína, distante 17 quilômetros. Somaram a eles outros tantos que foram de bike, de cavalo, de carro. O Padre Benjamim Alves Barbosa contou que celebrou a missa, em Santa Cruz do Monte Castelo, com cerca de 1.500 pessoas”. O bispo destacou que foram muitas caminhadas em toda diocese, assim como um grupo de 400 pessoas das cidades de Marilena e Nova Londrina, que decidiram caminhar juntas até uma cidade do interior, distante 13 quilômetros.

Gestos concretos da Romaria

Na proposta da Romaria Diocesana, havia a sugestão para que as paróquias e comunidades realizassem a arrecadação de alimentos não perecíveis para os pobres e também promovessem o plantio de árvores, em memória e homenagem aos mortos pela Covid-19.

Na paróquia São João Batista, na cidade de São João do Caiuá (PR), foi realizado, no dia 12 de outubro, uma caminhada pelas ruas. Como gesto concreto, foram arrecadados alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal e limpeza, que serão destinados a mais de 50 famílias carentes da região. A paróquia também programou o plantio de 12 mudas de Ipês que, devido às chuvas, foi realizado no dia 17 de outubro. Uma missa foi presidida por Dom Mário Spaki e concelebrada pelo pároco, Padre Sérgio Mozzer. Em seguida, as mudas dos Ipês foram abençoadas e plantadas por membros das famílias que perderam seus entes queridos. Segundo o padre Sérgio, foi “um misto de fé, emoção e gratidão. Um momento que também levou consolo aos familiares enlutados”.

Na cidade de Paranavaí (PR) também aconteceu no domingo, 17 de outubro, o plantio de mais de 300 mudas de árvores, em memória aos falecidos pela Covid-19 na cidade. Este foi um ato ecumênico, que também contou com a presença do bispo diocesano, Dom Mário Spaki.

Segundo o padre José Eraldo os objetivos, da Romaria foram alcançados além do esperado, tanto na arrecadação de alimentos, quanto nas peregrinações. O sacerdote estima que, em toda diocese, foram rezados, nesses dias, mais de um milhão de Ave-Marias. “O povo gosta de peregrinar, de fazer novenas, de rezar. Senti um mover da Igreja ad intra e também ad extra, dentro de uma perspectiva sinodal, utilizando como alicerce e força motora e a religiosidade popular”, afirmou o sacerdote.

Como gratidão a essa grande Romaria, que movimentou toda a diocese de Paranavaí (PR), em novembro, um grupo de quatro ciclistas irá de Paranavaí até Aparecida (SP), de bicicleta, percorrendo 900 quilômetros. Eles vão levar até a casa da Mãe Aparecida, simbolicamente, os frutos realizados na Romaria diocesana.

Fonte: CNBB Sul 2/Fotos: Pascom
Autor: Karina de Carvalho - Assessora de Comunicação