26 AGO 2021

Encontro jovem com São José quer conectar a juventude de todo Paraná

Dentre as atividades promovidas pelo Regional Sul 2 da CNBB para o Ano de São José, estão os retiros espirituais on-line. Desde abril, já foram realizados 4 retiros: para as lideranças, para os casais, para os presbíteros e para os consagrados. O quinto e último retiro josefino deste Ano será realizado no dia 12 de setembro e será direcionado para a juventude.

Em conjunto com a Pastoral Juvenil e as coordenações diocesanas da juventude do Paraná, esse retiro terá um formato diferenciado, a fim de que os jovens possam reunir-se ao redor da figura de São José, rezar com ele e refletir sobre a inspiração que esse santo também é para a juventude, hoje. Sendo assim, optou-se por chamar o retiro de ENCONTRO JOVEM COM SÃO JOSÉ.

O encontro será transmitido da Paróquia São José das Famílias, em Curitiba (PR), com o assessor regional da Pastoral Juvenil, Padre Gustavo Florêncio. A paróquia, que tem por padroeiro São José, cedeu o espaço, a estrutura de comunicação e toda equipe da Pastoral da Comunicação se dispôs a ajudar na transmissão.

Como acontecerá o encontro?

O encontro jovem com São José será no domingo, 12 de setembro, a partir das 14 horas. Pe. Gustavo vai coordenar o encontro desde a Paróquia São José das Famílias, em Curitiba, onde estará reunido com alguns jovens e convidados, com a animação da Comunidade Católica Shalom. O número de pessoas presentes na paróquia será conforme as determinações da prefeitura de Curitiba, quanto à prevenção da Covid-19, assim como, serão respeitadas todas as orientações das autoridades sanitárias.

Da mesma forma, a coordenação diocesana da juventude de cada uma das 18 dioceses e das 2 eparquias ucranianas do Paraná estará reunida com seu grupo e conectada, via plataforma Zoom, com o Pe. Gustavo, em Curitiba. Esses, vão compor uma plateia virtual para interagir com o padre durante o encontro.

Tudo será transmitido no canal do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB de modo que os jovens de todas as paróquias e comunidades do Paraná, e de fora, podem organizar-se e reunir-se em pequenos grupos para participar. Assim como, também podem participar individualmente, assistindo a transmissão de suas casas. A transmissão contará também com intérprete de libras.

Na programação do encontro está previsto momentos de oração, de espiritualidade, de animação, testemunhos, entrevistas, interação com os participantes, partilha da Palavra, curiosidades sobre São José e muito mais. Previsto para se concluir às 21 horas, o encontro será encerrado com a Santa Missa. Padre Gustavo vai presidir a missa da Paróquia São José das Famílias com os presentes, e essa será transmitida pelo mesmo link, no entanto, será recomendado que os jovens participem da Missa, presencialmente, em suas comunidades.

Para participar do encontro não é necessário fazer inscrição, pois a transmissão será pública no canal do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB. Mas cada grupo jovem já pode começar a se programar para participar e no dia poderá interagir por meio do chat do Youtube.

Confira o vídeo do convite do Padre Gustavo:

Fonte: CNBB Sul 2
Autor: Maria Eduarda Oliveira - Assessora de Imprensa