29 JUL 2021

CNBB disponibiliza traduções do gregoriano ao português da ladainha de São José

A Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos do Vaticano enviou carta à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o pedido de tradução da Ladainha de São José à língua portuguesa e sua posterior publicação.

A tarefa foi delegada ao Setor de Música Litúrgica, pertencente a Comissão para a Liturgia da CNBB, sob a coordenação do irmão jesuíta Fernando Vieira. O resultado final, de acordo com o religioso, já foi aprovado também pela Comissão de Textos Litúrgicos (Cetel) da entidade.

“A gente disponibiliza este trabalho como um serviço à Igreja no Brasil na intenção de melhor celebrarmos o ano dedicado à São José, patrono da da Igreja Universal. Não apenas traduzimos o original, como também estamos oferecendo duas versões mais modernos inspiradas no canto gregoriano”, disse.

Colaboraram nesta tradução o doutor em música sacra com especialização em canto gregoriano, o professor Clayton Júnior Dias e também o frei Wanderson Luiz Freitas e o frei Telles Ramon do Nascimento. Além das partituras traduzidas e das versões mais modernas, nos downloads abaixo, é ofertado o aparato crítico ao canto gregoriano e também dois arquivos em áudio com as músicas.

A intenção da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos do Vaticano é “aumentar o amor por este grande Santo, motivar a implorar sua intercessão e imitar suas virtudes e seu ímpeto”. Por ocasião do centésimo quinquagésimo aniversário da declaração de São José como patrono da Igreja universal, o Santo Padre Francisco tornou conhecida a Carta Apostólica Patris Corde.

Sob esta luz, a pareceu apropriado atualizar a Ladainha em homenagem a São José, aprovada em 1909 pela Sé Apostólica (cf. AAS 1 [1909] 290-292), integrando sete invocações extraídas das intervenções dos Papas que refletiram sobre aspetos da figura do Patrono da Igreja universal. As novas invocações foram apresentadas ao Santo Padre Francisco que aprovou sua integração à Ladainha de São José.

CLIQUE AQUI E ACESSE OS ARQUIVOS PARA BAIXAR!

Fonte: CNBB
Autor: