16 JUN 2021

Retiro online de São José para casais do Regional Sul 2 está com inscrições abertas

Neste Ano de São José, o Regional Sul 2 da CNBB está promovendo uma série de atividades ajudar os cristãos católicos a viver, com profundidade, este tempo de graça. Uma delas é a realização de retiros, totalmente online, ao longo desse ano, direcionados a grupos específicos. O primeiro retiro, direcionado às lideranças, aconteceu no dia 17 de abril e foi orientado por Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava (PR).

No sábado, dia 26 de junho, será realizado o segundo retiro, dessa vez direcionado para os casais. CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER. O pregador será Dom Bruno Elizeu Versari, bispo de Campo Mourão (PR) e referencial para a Pastoral Familiar no Paraná. Esse retiro terá a mesma dinâmica do anterior. Os casais devem fazer a inscrição para receber as orientações, o material de apoio e os links das conferências. Confira, no vídeo abaixo, o convite de Dom Bruno, no qual explica a dinâmica do retiro.

Este retiro é direcionado para casais. Sendo assim, pede-se que seja realizada uma inscrição por casal e que eles assistam juntos às conferências e depois dediquem o tempo para oração pessoal individual.

Ano de São José

Para o Ano de São José, o Papa Francisco, publicou a Carta Apostólica Patris Corde, na qual chama São José de “Pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento; pai com coragem criativa, trabalhador, sempre na sombra”. No contexto de pandemia, o Ano de São José nos leva a perceber a importância das pessoas comuns que, diariamente, exercitam a paciência e vivem com esperança. No mesmo dia em que foi publicada a carta Patris Corde, a Penitenciaria Apostólica publicou um Decreto com a concessão de “indulgencias especiais”.

Uma das indulgências plenárias especiais para o Ano de São José será concedida, justamente, a quem, junto com a confissão sacramental, a comunhão eucarística e a oração nas intenções do Santo Padre, “participar de um retiro espiritual que inclua uma meditação sobre São José”.

“São José, autêntico homem de fé, nos convida a redescobrir a relação filial com o Pai, a renovar a fidelidade na oração, a colocar-se à escuta e corresponder com profundo discernimento à vontade de Deus. Concede-se a Indulgência Plenária aos que meditarem por ao menos 30 minutos a oração do Pai-Nosso, ou que participem de um Retiro Espiritual de ao menos um dia que inclua uma meditação sobre São José”.

O próximo retiro de São José será no dia 5 de agosto, direcionado aos Presbíteros, com a pregação do Cardeal João Braz de Aviz. As inscrições já estão abertas, clique aqui para acessar o formulário. Também será realizado um retiro para os jovens e um para a vida consagrada religiosa, com data e programação a serem divulgadas.

Fonte: CNBB Sul 2
Autor: Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2

Compartilhe esta publicação