08 JUN 2021

Curso diocesano de liturgia terá aula inaugural online nesta terça-feira (8)

A partir desta terça-feira (8), até dezembro, a Diocese de Paranavaí promoverá um curso online de liturgia, transmitido ao vivo pelo canal do YouTube. As aulas gratuitas serão destinadas especialmente às equipes de liturgia e canto que atuam nas paróquias, capelas e comunidades. Fiéis que queiram participar podem se inscrever, até o dia 15 de junho, por este link: https://forms.gle/3eiKvBEvk33mCsmS6.

A aula inaugural será nesta terça, das 19h30 às 21 horas, com o tema "A palavra de Deus na história da Igreja", ministrada pelo bispo diocesano, Dom Mário Spaki, e aberta à comunidade. As demais aulas serão realizadas no mesmo horário, duas terças-feiras por mês, até o final do ano. Somente quem realizou a inscrição terá acesso as próximas aulas. No final do curso haverá certificado de participação.

As disciplinas abordadas no curso serão: 1) O que é liturgia; 2) Ano litúrgico; 3) Semana santa e tríduo pascal; 4) Tempo quaresmal e pascal; 5) Tempo comum, advento e natal; 6) A palavra de Deus na santa missa; 7) Lecionários (ano A, B e C); 8) As partes da santa missa; 9) A importância dos gestos; 10) Vestes litúrgicas e simbolismos; 11) Cantar a missa em casa tempo litúrgico; 12) O espaço celebrativo; e 12) O que é necessário para celebrar bem a santa missa.

Confira o cronograma das aulas:

• Junho: 8 e 22;
  • Julho: 6 e 20;