20 FEV 2020

Terceiro dia da Visita Ad Limina Apostolorum

A Basílica de São João do Latrão, conhecida como a primeira Igreja de Roma e a Catedral do Papa, foi o local onde os bispos do Paraná celebraram a missa no início da manhã desta quinta-feira, 20 de fevereiro. Presidida por Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e vice-presidente da CNBB Sul 2, e ladeada por Dom Volodemer Koubetch, arcebispo metropolita ucraniano, e Dom João Seneme, bispo de Toledo, a missa expressou o amor, a comunhão e a unidade do episcopado paranaense com o Santo Padre.

Ao final da celebração, os bispos gravaram um vídeo com uma mensagem ao povo do Paraná

Basílica de São João do Latrão - Mensagem dos Bispos do Paraná

Após a missa, os bispos seguiram para o Vaticano, onde visitaram , primeiramente, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá e Presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia e o Canto da CNBB, proferiu o discurso de apresentação em nome dos bispos.

“Uma coisa foi muito importante: foi valorizada a teologia do Concílio Vaticano II, onde os batizados feito povo sacerdotal celebram e o ministro ordenado serve a esse povo sacerdotal. Liturgia e eclesiologia caminham juntas. Saí muito feliz deste encontro, porque fomos felizes em nossa reflexão e fomos ouvidos e ouvimos e o diálogo fraterno nos impulsionou  a termos mais coragem, disposição, critérios para viver os desafios da liturgia no nosso Paraná”, disse Dom Edmar.

• Dom Edmar Peron

O segundo lugar de visita ficava no andar de cima do mesmo prédio, a Congregação para a Causa dos Santos. Dom Celso Antônio Marchiori, bispo de São José dos Pinhais, foi o responsável pelo discurso. Além de apresentar a realidade da Igreja do Paraná, os bispos tiveram ocasião de conversar com o prefeito para a causa dos santos sobre o processo de beatificação da Madre Leoni Milito, fundadora das Irmãs Claretianas, em Londrina; e também sobre o processo aberto na diocese de Palmas e Francisco Beltrão do Frei Ângelo Carù, da Ordem dos Agostinianos Descalços.

• Dom Celso Antônio Marchiori

Ainda na parte da manhã, os bispos dirigiram-se até o Palácio do Governo do Vaticano, onde visitaram a Secretaria de Estado Segunda Seção, recebidos pelo Cardeal Pietro Parolin. Dom Sérgio de Deus Borges, bispo de Foz do Iguaçu, fez o pronunciamento em nome dos bispos. No vídeo abaixo, Dom Sérgio fala sobre esse Dicastério da Cúria Romana.

Secretaria de Estado - Dom Sérgio de Deus Borges

No período da tarde, aconteceu a visita à Congregação para as Igrejas Orientais, onde Dom Volodemer Koubetch, arcebispo eparca, foi o responsável pelo discurso. Ele partilhou sobre a dificuldade de se manter a identidade cristã ucraniana e o senso de pertença às comunidades paroquiais do rito ucraniano.

• Dom Volodemer Koubetch

(Texto, fotos e vídeos: Karina de Carvalho – Assessora de comunicação)