20 FEV 2020

Segundo dia da Visita Ad Limina

O Segundo dia da Visita Ad Limina dos Bispos do Paraná, nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, iniciou com a missa na capela do Colégio Pio Brasileiro. O arcebispo emérito de Maringá, Dom Anuar Battisti, foi o presidente da celebração, ladeado por Dom Edmar Perón, bispo de Paranaguá, e Dom Sérgio de Deus Borges, bispo de Foz do Iguaçu. Na celebração, os bispos renderam graças pelo aniversário natalício de Dom Anuar Battisti.

Após o café, os bispos se dirigiram até a Congregação para o Clero, localizada próximo à Praça São Pedro, no Vaticano. O bispo responsável pelo discurso foi Dom Walter Jorge Pinto, bispo de união da Vitória e referencial para os presbíteros do Paraná. Em sua fala, Dom Walter recordou a ação evangelizadora: “Cada comunidade uma nova vocação”. “Podemos, hoje, constatar que o envolvimento das comunidades nesta ação está sendo vibrante e tem contribuído para fortalecer uma cultura vocacional, um dos grandes objetivos dessa ação, que envolve o clero e o laicato”, disse Dom Walter.

• Dom Walter Jorge

Ao final do encontro, o Arcebispo Secretário para os Seminários, Dom Jorge Carlos Patrón Wong, gravou uma mensagem aos seminaristas, na qual disse: “todos os dias eu rezo diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida, porque tenho vocês queridos amigos sacerdotes do Brasil e seminaristas no coração. Rezem por mim, que eu rezo por vocês. Obrigado”.

No mesmo prédio, os bispos seguiram para a Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica, onde foram acolhidos calorosamente pelo cardeal brasileiro, Dom João Braz de Aviz, prefeito da congregação. Devido à proximidade com o prefeito, que também é paranaense, a reunião foi realizada em português, com tradução simultânea para os seus assessores. Dom João, após o encontro falou de sua alegria em receber o episcopado paranaense. “Foi para mim um momento de grande alegria, de gratidão a Deus por rever tantos amigos bispos. Alguns são colegas de muito tempo de trabalho no Paraná, outros foram alunos da gente e fico muito feliz em vê-los trabalhando pela Igreja”, disse Dom João.

• Dom Amilton

Alguns dos temas abordados no encontro, segundo o Cardeal Aviz, foi o cuidado com  formação na Vida Consagrada; o cuidado com a vida fraterna em comunidade; a reforma da maneira de valorizar a pessoa humana, na questão da sensibilidade, da emoção, da educação afetiva, do respeito pela pessoa; a renovação da relação autoridade e obediência, que é um serviço e também a questão do uso e da gestão dos bens da Igreja. “Foi um momento precioso para nós e para os bispos e que gerou grande alegria para ambos”, afirmou Dom João.

Na parte da tarde, os bispos visitaram a Pontifícia Comissão para a tutela de menores, onde Dom Meron Mazur, bispo Eparca, realizou o discurso em nome dos bispos.

À noite, os bispos foram recepcionados para o jantar na casa da “Obra da Igreja”. Instituto que oferece o translado aos bispos durante toda a Visita Ad Limina. Um momento de confraternização, gratidão e contato com essa obra que tem por missão servir a Igreja e seus pastores.

Amanhã, a agenda de atividades dos bispos será aberta com a Missa na Basílica de São João de Latrão, presidida por Dom José Antônio Peruzzo. Em seguida, visitarão a Congregação para ao Culto Divino e a Disciplina dos Sacramnetos, a Congregação para a Causa dos Santos, a Secretaria de Estado e Segunda Seção e a Congregação para as Igrejas Orientais.

(Texto, fotos e vídeos: Karina de Carvalho – Assessora de comunicação)