20 FEV 2020

Bispos paranaenses em visita ad Limina

Bianca Fraccalvieri – Cidade do Vaticano

Vinte e dois bispos, 18 dioceses e duas eparquias ucranianas: esta é a visita ad Limina Apostolorum do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o Estado do Paraná. São dez dias em Roma, de 17 a 27 de fevereiro.

Na segunda-feira, 24, está agendada a audiência com o Papa Francisco. Até lá, os bispos estão visitando os dicastérios da Cúria Romana.

Quem nos dá os detalhes dos primeiros momentos da visita é o Bispo de Paranavaí, Dom Mário Spaki, ressaltando que, para muitos Bispos, se trata da primeira experiência:

Representando os mais de 11 milhões de habitantes paranaenses, na sua grande maioria católicos, mais de 900 paróquias e 9000 comunidades, nós os 22 bispos paranaenses das 18 dioceses, mais as duas eparquias ucranianas, iniciamos a nossa visita ad Limina. Nós estamos alojados aqui no Colégio Pio Brasileiro de Roma, que é um colégio onde estudam em geral os padres brasileiros e, neste momento, têm cerca de 70 padres estudando aqui em Roma. Para a maioria de nós bispos, esta é a primeira visita ad Limina que nós vivemos. Então, claro, as expectativas são grandes.

Os Bispos do Regional Sul 2 já visitaram o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, a Penitenciaria Apostólica, entre outros compromissos.

Ouça Dom Mário Spaki

Fonte: Vatican News