26 SET 2019

Formação para o Diaconado Permanente na Diocese de Paranavaí

A escola de formação para o Diaconado Permanente da Diocese de Paranavaí começou no ano de  2016, e hoje conta com 28 aspirantes ao diaconado que frequentam a escola de várias paróquias de nossa diocese.

Para o exercício do ministério, na Igreja, é necessária uma formação bem cuidada em diversos aspectos. Nesses primeiros quatro anos, nossos aspirantes estão passando pela formação bíblica e teológica. Ainda, nesse tempo, eles vivenciaram retiros espirituais e também realizamos encontros com a presença da esposa de cada um deles, pois, elas são parte muito importante nesse processo todo de formação diaconal. Formações na área pastoral, humano-afetiva, práticas litúrgicas etc., ainda lhes serão oferecidas nas próximas etapas.

Que nossas orações auxiliem esses irmãos para que, no futuro, como diáconos permanentes, sejam "sacramento de Cristo Servo e expressão da Igreja servidora" (Diretrizes para o Diaconado Permanente da Igreja no Brasil: formação, vida e ministério - documentos da CNBB 96, n. 28).

Pe. Marcelo Vieira.

Diretor da Escola de Formação Diaconal da Diocese de Paranavaí.