08 JUL 2019

Conselho Diocesano de Pastorais se reúne para avaliação de atividades

No último sábado (06), a Diocese de Paranavaí realizou mais uma reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP). O encontro aconteceu no Centro de Obras Sociais da Diocese de Paranavaí (COSDIPA), e reuniu membros do clero, representantes das paróquias, religiosas,, representantes de áreas pastorais, coordenadores diocesanos de pastorais, coordenadores de movimentos, e contou ainda com a presença do Bispo Diocesano de Paranavaí Dom Mário Spaki.

O Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), é uma instituição eclesial criada pelo Concílio Vaticano II, com a finalidade de pesquisar os assuntos que se relacionam com as obras pastorais, examiná-los e tirar deles as conclusões práticas.

O objetivo da reunião deste sábado foi revisar o Plano Diocesano de Pastoral atual (2015-2019), fundamentado nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que definiu duas prioridades para cada urgência trabalhadas ao longo desses anos, e também estudar as novas diretrizes (2019-2023).

O novo plano apresenta quatro pilares para a construção da igreja comunidade: o pilar da palavra, do pão lembrando a eucaristia, da caridade, e da missão. Dentro desses pilares o conselho analisa a demanda, e apresenta mais propostas para que possam ser acolhidas e encaminhadas para as assembleias paroquiais.

De acordo com o Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora Pe. Romildo Neves Pereira, a CNBB lança as diretrizes para direcionar um estudo detalhado das realidades religiosas, culturais, políticas e econômicas para cada comunidade.

“Nesse dia nós nos reunimos para analisar a nossa realidade local. É sempre muito importante estabelecer uma orientação segura para o trabalho pastoral dos quatro anos vindouros, tendo em vista dar mais dinamismo, e um espírito de comunhão as atividades de evangelização em nossa Diocese”, disse Padre Romildo.

Em outubro o Conselho se reúne novamente para reajustar as propostas apresentadas, e encaminhá-las para  uma nova assembleia que será realizada no dia 15 de novembro, definindo assim o novo plano Diocesano para os próximos quatro anos.

Fonte: Pascom Diocese de Paranavaí

Autor: Pascom Diocese de Paranavaí