08 JUL 2019

1º congresso diocesano da Pastoral do Dízimo

Ao longo dos últimos anos, a igreja católica tem olhado com atenção para a realidade do Dízimo como fonte de evangelização no âmbito eclesial. Pensando nisso no último domingo (07), a Diocese de Paranavaí realizou no salão da paróquia Nossa Senhora Aparecida, no jardim Ipê, o primeiro Congresso Diocesano da Pastoral do Dízimo. O encontro reuniu cerca de 250 pessoas, entre coordenadores paroquiais, e agentes pastorais, e foi assessorado por Antônio Miguel Kater Filho, Teólogo e Mestre na área de Comunicação.

De acordo com o Assessor Diocesano da Pastoral do Dízimo Pe. Marcelo Aparecido Santiago, muitos passos já foram dados em relação a reflexão sobre o Dízimo e sua implementação nas paróquias da Diocese, esse primeiro congresso veio para fortalecer tudo isso.

“Todo um trabalho de conscientização e implantação já foi realizado em anos anteriores. Recentemente, por ocasião do Jubileu dos 50 anos da nossa Diocese, o tema voltou a ser trabalhado como prioridade, sendo novamente realizadas formações sobre o dízimo em todas as paróquias da Diocese. Com a chegada de Dom Mário, o tema continua sendo prioridade, e pensando em uma continuidade do que já foi realizado, e o que ainda temos que avançar, foi sugerido ao nosso bispo a realização desse Primeiro Congresso Diocesano da Pastoral do Dízimo, para formar os coordenadores e demais agentes pastorais no serviço, e dar mais força ao trabalho realizado pelas paróquias”, disse Padre Marcelo.

Miguel Kater filho, assessor do evento, ressaltou a importância do congresso para a formação da pastoral tanto nas paróquias, quanto a nível Diocesano. “As pessoas pensam que o Dízimo é uma cobrança, uma taxa, um imposto, e não é nada disso. Se trata de uma expressão gratuita da nossa gratidão. Uma formação dessa, em que o dia todo você esclarece parte por parte sobre o que é o dízimo, como funciona, é fundamental na caminhada católica, para que as pessoas compreendam que é necessário experimentar o desafio de dizimar, trazer a tona a realidade com a ajuda do espírito santo, e se tornar um dizimista fiel”, concluiu Kater filho.

O evento encerrou com a Santa Missa presidida por Dom Mário Spaki, e concelebrada pelos padres Inácio Schiroff, Pe. Benedito Bernardino da Silva, e o padre anfitrião do evento Pe. Orlando Ribeiro.

Fonte: Pascom Diocese de Paranavaí

Autor: Pascom Diocese de Paranavaí