10 DEZ 2018

Padre Adão na Guiné Bissau - África

No mês de novembro de 2018 estive em visita ao país da Guiné Bissau na África, precisamente na Diocese de Bafatá, onde é bispo, o brasileiro Dom Pedro Zili.

Foram dias de contato com missionários brasileiros que trabalham lá, especialmente a missão São Paulo VI na cidade de Quebo, missão esta, mantida pelo Regional Sul II da CNBB.

Foi gratificante estar em missão, em sintonia com o apelo do Papa Francisco, uma Igreja em saída. Apesar da distância, do calor, estradas muito precárias, pobreza, onde chegava era bonito ver a presença da Igreja católica em todos os “cantos e recantos” daquele país. Ali a Igreja cuida da evangelização e auxilia na educação e saúde da população.

Bom seria se todos pudessem experimentar aquela realidade e a partir daí, valorizar mais todas as oportunidades de ser Igreja que temos aqui no Brasil, e em nossa diocese de Paranavaí.

Cada Cristão precisa discernir o chamado de Deus, sair de sua comodidade e ter a coragem e a força de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho.

Vale a pena ser missionário, sair daqui e dar do pouco que temos àqueles que têm menos ou nada tem.

Pe. Adão Dias Martins