14 DEZ 2022

Confira as transferências dos padres para 2023 na Diocese de Paranavaí

A cada ano cabe ao bispo realizar transferência de padres. É um dos momentos mais difíceis, pois a convivência na paróquia leva as pessoas a se apegarem bastante ao padre. Confesso que, muitas vezes, ouço pedidos: Dom Mário, não transfira o nosso padre! Como dói para mim fazer as transferências, pois seria tão bom se todos tivessem o padre que mais gostam.

Na Diocese, além do Conselho Presbiteral que cuida da vida e ministério dos padres, há também um grupo de párocos que me ajuda a organizar as transferências e a discernir com cuidado, para que a evangelização avance do melhor dos modos possível. Então, todas as transferências são frutos de constantes diálogos, a fim de entender a vontade de Deus para cada paróquia e cada padre. E digo uma coisa para você: jamais ache que estou punindo alguém com as transferências, pois isso não é verdade.

As transferências são necessárias e Deus continuará chegando para você por meio da comunidade, do Evangelho, pela eucaristia, pela vida de oração em família etc.

Então vamos lá. Para este ano temos as seguintes transferências:

- Dois padres vão trocar reciprocamente de paróquia. O Pe. Luiz da Graça que vai para a Paróquia de Terra Rica e o Pe. Marcelo Aparecido Santiago que vai para a Nossa Senhora Aparecida de Loanda.

- O Pe. Adão Dias Martins vai para a paróquia de São Pedro do Paraná e Porto Rico. Pe. José Carlos Pereira de Carvalho o ajudará celebrando missas na Paróquia de São Pedro do Paraná e São José, para que o Pe. Adão se dedique mais a Porto Rico, que está crescendo vertiginosamente. O pároco de ambas as paróquias, no entanto, será o Pe. Adão, pois que o Pe. José Carlos é o reitor do Seminário Maria Mãe da Igreja e também chanceler do bispado.

- O Pe. José Bezerra da Silva Neto vai para a Paróquia Santo Antônio de Santo Antônio do Caiuá.

- O Pe. Rodrigo de Carvalho será o reitor do Seminário de Filosofia São João Maria Vianney, de Alto Paraná.

- O Pe. Claudiomar Cardoso irá para a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe de Loanda.

- O Pe. Paulo Alves Martins será o novo pároco da Paróquia São José Operário de Paranavaí. O Pe. Paulo continua como coordenador diocesano de pastoral e diretor da Rádio Cultura.

Agradecemos imensamente o Pe. Antonio Augusto Crivelaro que por 27 anos atuou como pároco em várias paróquias de nossa diocese. Agora, devido à sua condição de saúde, ele deixará o encargo de pároco e retornará para junto de sua mãe e seus irmãos, em Jaú, estado de São Paulo.  Pe. Antonio, Deus o recompense por todo bem que o senhor fez junto ao nosso povo e o conceda bastante saúde!

Acolhemos com alegria quem está chegando: o seminarista Matheus Canônico Urgnani que concluiu os estudos para ser padre, fará seu estágio pastoral na Paróquia Santo Antônio de Alto Paraná e se preparará para ser ordenado diácono e padre, em 2023.

Todos os padres transferidos tomarão posse canônica em fevereiro de 2023, com data ainda a ser agendada. Todos os demais continuam onde estão.

Obrigado a você e a todos pelo carinho que têm pelos nossos padres! Deus nos abençoe a todos!

Fonte: Informações: Diocese de Paranavaí
Autor: Lilian Zacharias - Assessora de Comunicação