22 NOV 2022

Ceb's realizou no último domingo (20) seu 31º encontro na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Paraíso do Norte

Este ano,  a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Paraíso do Norte foi a escolhida para sediar o 31º Encontro Diocesano da Ceb's, que aconteceu neste domingo (20) das 8h às 15:30h com o tema: Deus Comunidade, fazei nova todas as coisas e o lema: Ceb's, Igreja em saída em busca da vida plena para todos.

Após dois anos sem atividades presenciais em virtude da pandemia da covid 19 foi retomado o Encontrão da Ceb's, como é carinhosamente chamado. Um dia de muitas atividades e reencontros para confraternizar por mais um ano de atividades, sendo que a cada ano o encontro é realizado em uma paróquia da Diocese. O evento contou com a participação de várias paróquias da Diocese de Paranavaí, que participaram em Caravanas.

No período da manhã, após uma recepção realizada pelos jovens da paróquia, os participantes foram encaminhados para o ginásio de esportes da Escola Vicentina Nossa Senhora Aparecida, quando foi destacado que o encontro tem como finalidade principal celebrar festividades do dia em ordem litúrgico e nacional como: Solenidade de Cristo Rei do Universo, Dia Nacional dos Leigos e Leigas, Dia Nacional da Consciência Negra e Ação de Graças pelas CEB'S em nossa Diocese. Ao longo da manhã um momento forte foi preparado para lembrar as vítimas da Covid-19,  que faziam parte das Ceb's em paróquias e comunidades de nossa Diocese. Dentre elas, Frei Claudemir Rozin, que tanto contribuiu para o fortalecimento em nossa Diocese.

Pela manhã ainda foram abordados os seguintes temas:  saudação a Santíssima Trindade, invocação ao Espírito Santo, homenagem ao Cristo Rei do Universo, momento com Maria e intronização da Bíblia. Três modos foram apresentados: ver, julgar, agir tudo de forma encenada pelos próprios participantes e as encenações foram de responsabilidade da Paróquia Santa Isabel, Mãe do Precursor (Santa Isabel do Ivaí), Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus (Planaltina do Paraná), Paróquia Nossa Senhora do Carmo ( São Jorge - Paranavai) e Paróquia Santo Antônio de Pádua (Alto Paraná).

Para encerrar o período da manhã, o bispo diocesano Dom Mário Spaki celebrou a Santa Missa às 11h juntamente com o pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Paraíso do Norte) Padre Amarildo, com o coordenador da ação evangelizadora da diocese Padre Paulo Alves e dois diáconos permanentes locais. Dom Mário em sua homilia destacou sua participação no Congresso Eucarístico, assim como sua emoção em poder estar participando do Encontro e sua comoção com a homenagem feita a Frei Claudemir Rozin, vítima da Covid-19.

O período da tarde foi marcado por momentos voltados para o eixo cultural, contando com diversas atividades e brincadeiras, além do sorteio de uma rifa entre os participantes. O encerramento ocorreu às 15:30h.

Fonte: Informação: Diocese de Paranavaí/ Foto: Advaldo Filho
Autor: Lilian Zacharias - Assessora de Comunicação