22 OUT 2021

CNBB publica vídeo sobre os ataques sofridos e sobre o papel da instituição

Por ocasião dos 69 anos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), celebrado no último 14 de outubro, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da entidade, dom Walmor Oliveira de Azevedo publicou um vídeo no qual fala sobre os recentes ataques sofridos pela CNBB e sobre o papel da instituição cuja missão é fortalecer a unidade e a comunhão do episcopado brasileiro à luz do Evangelho, do magistério da Igreja e do Papa Francisco. No vídeo, dom Walmor fala do papel da CNBB frente aos desafios brasileiros e das perspectivas de futuro. “A CNBB é uma imprescindível força de evangelização da Igreja no Brasil a serviço do povo de Deus há quase sete décadas”, disse.

O prelado afirmou que CNBB não é um clube de amigos, um tipo de governo ou instância de poder. “Ela expressa a unidade dos bispos do Brasil, tecendo entendimentos e compreensão aprofundada sobre os muitos problemas do Brasil, a partir da contribuição de diferentes perspectivas, sempre no horizonte intocável do Evangelho de Jesus”, apontou.

Sobre as ofensas que recebeu recentemente e das quais os cristãos católicos, incluindo o Papa Francisco, estão sendo alvos, o presidente da CNBB é enfático. “Os cristãos católicos não devem ter medo de ataques e críticas pois o nosso mestre Jesus Cristo também foi perseguido e difamado e morreu na cruz em nome da verdade. (…) O nosso compromisso em sermos fieis às lições de Jesus não nos permite retribuir hostilidades com a mesma moeda. A CNBB não difama, promove ataques ou calunias. Não se vale das ferramentas tecnológicas para disseminar e estimular hostilidades. Isto não significa passividade diante de agressões”, afirmou.

Autor: