23 SET 2020

Diocese de Paranavaí e OAB se unem em busca da conscientização política

Nesta terça-feira (22), a Diocese de Paranavaí e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Paranavaí, apresentaram um projeto-piloto, pensado com base na Cartilha de Orientação Política 2020, desenvolvida pelo Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), à imprensa e a diversas entidades.

Foto: Diocese de Paranavaí

O objetivo do projeto é proporcionar a conscientização política por meio de reuniões realizadas com lideranças, candidatos a prefeito (a), vice-prefeito (a) e vereadores (as) de Paranavaí e cidades da região. Durante as reuniões, os candidatos serão convidados a assinarem um termo de compromisso.

Dentre os pontos descritos no documento no encontro desta terça, o bispo diocesano, dom Mário Spaki, destaca aquele que pede uma campanha sem ataques de cunho pessoal aos adversários. "Percebe-se nas pessoas uma visão muito negativa e pessimista da política, por isso os candidatos precisam mostrar o lado bonito da política, pois ela tem a ver com toda a nossa vida. Isso vai muito além do que simplesmente atacar um adversário, mas se trata de apresentar uma proposta de governo", orienta.

Foto: Jorge Roberto

A presidente da OAB Paranavaí, advogada Célia Zanatta, expôs que as pessoas querem eleições limpas e transparentes. Segundo ela, a campanha eleitoral vai além dos ataques pessoais entre os (as) candidatos (as). Ela espera que, com o termo de compromisso, a conscientização política, por parte da população e dos (as) candidatos, seja ainda maior.

Fonte: Diocese de Paranavaí
Autor: Maria Eduarda Oliveira - Assessora de Imprensa